OTICS TIJUCA

Rua Conde de Bonfim, nº 764, prédio anexo - Tijuca
Telefone: 2572-1172 /2238-3338

VISITANTES ONLINE

Tiago Villanueva: Atenção primária na maior favela do Brasil


Caminhando pela maior favela do Rio de Janeiro, a Favela da Rocinha, na chuva torrencial, provavelmente não é a coisa mais sensata para um visitante estrangeiro. Mas em uma recente viagem ao Rio, eu estava decidido a não desperdiçar a única chance que tive de visitar a Clínica de Saúde da Família Maria do Socorro Silva e Souza, uma das três clínicas de atenção primária da Rocinha que pertencem ao Sistema Único de Saúde do Brasil. Fui com um grupo de cerca de 15 GPs de todo o mundo. A clínica presta atendimento a cerca de 33 mil habitantes da Rocinha, cuja população estimada é de cerca de 100 mil, e abrange uma área muito bem definida da favela.

Eu tinha ouvido sobre os desenvolvimentos impressionantes na atenção primária no Rio de Janeiro ao longo dos últimos anos, onde a cobertura de cuidados primários passou de cerca de 4% para cerca de 70% em uma década.

Este progresso deveu-se ao aumento dos programas de formação em medicina da família. Aqueles que concluíram o programa são considerados especialistas em "medicina familiar e comunitária". Também é devido à criação de "equipes de saúde da família", que incluem um médico de família, uma enfermeira e vários agentes comunitários de saúde. Cada equipe, por sua vez, é responsável por fornecer cuidados a cerca de 3000 pessoas que vivem em uma parte muito bem definida da área de captação da clínica. No total, a clínica Maria do Socorro Silva e Souza possui 11 equipes de saúde da família.

Eu estava no Brasil para participar e dar algumas apresentações em nome do BMJ na WONCA World Conference of Family Doctors, que acontece a cada dois anos e é uma importante conferência científica para médicos de cuidados primários. Durante a WONCA houve várias visitas organizadas a clínicas de atenção primária em todo o Rio de Janeiro, mas esta visita foi informal e organizada por um colega GP de Portugal que fez uma rotação de duas semanas na clínica Rocinha. Clique aqui


# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário